A primeira versão da Bicicleta datada de 1817.

Bike, Bici, Magrela, Camelo, Kalango ou simplesmente BICICLETA! Chame-a como você quiser!
Essa verdadeira obra prima da engenharia moderna do transporte individual (e também em alguns casos coletivo). Serviu como equipamento primordial para a evolução de muitas nações, mundo a fora após sua criação em 1817.

Impulsionado por uma série de desastres como uma das maiores erupções vulcânicas que temos conhecimento…

Uma escassez de alimentos muito grande e entre os desdobramentos uma baixa nunca vista nos animais, inclusive os cavalos, responsáveis por grande parte do transporte da época.

Karl Von Drais, um inventor alemão, inventou o que podemos chamar de a “primeira bicicleta do mundo”.

Uma estrutura de madeira, praticamente reta, que ligava duas rodas também de madeira, uma espécie de guidom com movimentos curtos e limitados e um acolchoado no local onde se sentava.

A bicicleta não possuía pedais, ou qualquer engrenagem, a propulsão era feita pelos pés, empurrando a chamada “DRAISIANA”(em homenagem ao criador, ou “cavalo de pau”, possuía algo em torno de 25kg na época e não contava com freios. Muito semelhante ao que vemos hoje nas bicicletas infantis chamadas de “BALANCE”

Uma criação exclusiva

Como a maioria das invenções, a máquina de correr não era utilizada por toda a sociedade. Isso porque apenas um pequeno grupo da elite tinha acesso a bens materiais de valor elevado como este.
Somente quando a bicicleta passou a ser produzida em larga escala e os valores diminuíram, mais pessoas puderam conhecer esse transporte e aproveitar a nova experiência.

criado em 12 de abri de 2018

O Dia Mundial da Bicicleta foi aprovado como um dia oficial de conscientização sobre os vários benefícios sociais de usar a bicicleta para transporte e lazer das Nações Unidas. Após o anúncio, o Secretário Geral da Federação Europeia de Ciclistas, Bernhard Ensink, declarou, “andar de bicicleta é uma fonte de benefícios social, econômico e ambiental – e isso é aproximar as pessoas. WCA (World Cycling Alliance) e a FEC estão extremamente felizes com esta declaração. Esta declaração da ONU é um reconhecimento da contribuição de ciclismo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável“.

Logomarca oficial do Dia Mundial da Bicicleta.

Campanha

Leszek Sibilski liderou uma campanha para promover uma Resolução da ONU para o Dia Mundial da Bicicleta, eventualmente, ganhando o apoio de Turquemenistão e outros 56 países. O logotipo do Dia Mundial da Bicicleta foi projetado por Isaac Feld e a animação complementar foi feita pelo Professor John E. Swanson. Ela retrata ciclistas de vários tipos pedalando ao redor do mundo. No fundo do logotipo está a hashtag #June3WorldBicycleDay (em português, #3DeJunhoDiaMundialDaBicicleta).[9] A mensagem principal é mostrar que a bicicleta pertence e serve a toda a humanidade.

bicicleta no brasil e no mundo

Segundo levantamento realizado pela Bicycle Guider, há mais de 1 bilhão de bicicletas em uso ao redor do mundo. A China seria o abrigo de 450 milhões delas, sendo seguida pelos Estados Unidos, com 100 milhões de unidades, e o Japão, com 72,5 milhões.

Na quarta posição, temos a Alemanha, com 62 milhões de bicicletas. O Brasil, por sua vez, tem 40 milhões, ocupando o quinto lugar. Capazes de promover melhoria na qualidade de vida das pessoas, as bicicletas auxiliam tanto na saúde mental, quanto na física, por reduzir o risco de incidência de várias doenças crônicas.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as viagens por bicicleta são realizadas por apenas 7% dos brasileiros. Ao mesmo tempo, há potencial de que esse uso alcance os 40%.

Considerando todos esses dados, fica ainda mais evidente o quanto é necessário incentivar seu uso de uma forma sistematizada, e que não leve em consideração apenas a expansão de ciclovias. Isso porque ainda há muito a se fazer para ampliar a acessibilidade, a infraestrutura e até mesmo tornar mais efetiva a segurança dos ciclistas.

BIKE POINT vivendo a bicicleta a muito mais que 22 anos.

 

 

 

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