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Bike, Bici, Magrela, Camelo, Kalango ou simplesmente BICICLETA! Chame-a como você quiser!
Essa verdadeira obra prima da engenharia moderna do transporte individual (e também em alguns casos coletivo). Serviu como equipamento primordial para a evolução de muitas nações, mundo a fora após sua criação em 1817.
Impulsionado por uma série de desastres como uma das maiores erupções vulcânicas que temos conhecimento…
Uma escassez de alimentos muito grande e entre os desdobramentos uma baixa nunca vista nos animais, inclusive os cavalos, responsáveis por grande parte do transporte da época.
Karl Von Drais, um inventor alemão, inventou o que podemos chamar de a “primeira bicicleta do mundo”.
Uma estrutura de madeira, praticamente reta, que ligava duas rodas também de madeira, uma espécie de guidom com movimentos curtos e limitados e um acolchoado no local onde se sentava.
A bicicleta não possuía pedais, ou qualquer engrenagem, a propulsão era feita pelos pés, empurrando a chamada “DRAISIANA”(em homenagem ao criador, ou “cavalo de pau”, possuía algo em torno de 25kg na época e não contava com freios. Muito semelhante ao que vemos hoje nas bicicletas infantis chamadas de “BALANCE”
Uma criação exclusiva
Como a maioria das invenções, a máquina de correr não era utilizada por toda a sociedade. Isso porque apenas um pequeno grupo da elite tinha acesso a bens materiais de valor elevado como este.
Somente quando a bicicleta passou a ser produzida em larga escala e os valores diminuíram, mais pessoas puderam conhecer esse transporte e aproveitar a nova experiência.
criado em 12 de abri de 2018
O Dia Mundial da Bicicleta foi aprovado como um dia oficial de conscientização sobre os vários benefícios sociais de usar a bicicleta para transporte e lazer das Nações Unidas. Após o anúncio, o Secretário Geral da Federação Europeia de Ciclistas, Bernhard Ensink, declarou, “andar de bicicleta é uma fonte de benefícios social, econômico e ambiental – e isso é aproximar as pessoas. WCA (World Cycling Alliance) e a FEC estão extremamente felizes com esta declaração. Esta declaração da ONU é um reconhecimento da contribuição de ciclismo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável“.
Campanha
Leszek Sibilski liderou uma campanha para promover uma Resolução da ONU para o Dia Mundial da Bicicleta, eventualmente, ganhando o apoio de Turquemenistão e outros 56 países. O logotipo do Dia Mundial da Bicicleta foi projetado por Isaac Feld e a animação complementar foi feita pelo Professor John E. Swanson. Ela retrata ciclistas de vários tipos pedalando ao redor do mundo. No fundo do logotipo está a hashtag #June3WorldBicycleDay (em português, #3DeJunhoDiaMundialDaBicicleta).[9] A mensagem principal é mostrar que a bicicleta pertence e serve a toda a humanidade.
bicicleta no brasil e no mundo
Segundo levantamento realizado pela Bicycle Guider, há mais de 1 bilhão de bicicletas em uso ao redor do mundo. A China seria o abrigo de 450 milhões delas, sendo seguida pelos Estados Unidos, com 100 milhões de unidades, e o Japão, com 72,5 milhões.
Na quarta posição, temos a Alemanha, com 62 milhões de bicicletas. O Brasil, por sua vez, tem 40 milhões, ocupando o quinto lugar. Capazes de promover melhoria na qualidade de vida das pessoas, as bicicletas auxiliam tanto na saúde mental, quanto na física, por reduzir o risco de incidência de várias doenças crônicas.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as viagens por bicicleta são realizadas por apenas 7% dos brasileiros. Ao mesmo tempo, há potencial de que esse uso alcance os 40%.
Considerando todos esses dados, fica ainda mais evidente o quanto é necessário incentivar seu uso de uma forma sistematizada, e que não leve em consideração apenas a expansão de ciclovias. Isso porque ainda há muito a se fazer para ampliar a acessibilidade, a infraestrutura e até mesmo tornar mais efetiva a segurança dos ciclistas.